É um sistema de diagnóstico e tratamento de desiquilíbrios físicos, mentais e emocionais, baseado na teoria do Yin e do Yang e dos Cinco Elementos, do Qi (energia vital) e dos meridianos (condutos por onde circulam o Qi e o sangue). Remonta há mais de 5.000 anos a prática desta medicina cuja eficácia se encontra hoje já validada pela ciência. A MTC aborda o paciente como um ser individual único e no seu todo, sendo o tratamento sempre personalizado e consequência de um diagnóstico rigoroso baseado numa observação, questionário, avaliação do pulso e língua entre outros métodos.
- Tratamentos
- Retiros Terapêuticos
Métodos utilizados nos tratamentos de Medicina Tradicional Chinesa
Acupuntura
Estimulação de pontos no corpo utilizando agulhas finas que irão regular o fluxo de Qi e sangue nos meridianos.
Moxabustão
Aplicação de calor em determinados pontos e ao longo de meridianos para tratar certos tipos de dores, contraturas, rigidez, artroses, distúrbios funcionais tal como problemas digestivos, respiratórios, urinários, ginecológicos, etc..
Ventosaterapia
Aplicação de ventosas para melhorar a circulação sanguínea e eliminar acumulação de mucosidades, fluidos estagnados e toxinas em determinados locais do corpo. Consegue-se com este tratamento externo influenciar o meio interno do organismo.
Guasha
A Guasha é uma técnica antiga da medicina tradicional chinesa em que se utiliza um instrumento parecido com uma espátula, geralmente em pedra de jade, madeira, corno ou plástico , para “raspar” a superfície da pele, até ela ficar vermelha. Os efeitos da Guasha devem-se à sua actuação simultânea na pele, dos tecidos conjuntivos, do sistema linfático, do Meridianos, nos músculos, nos vasos sanguíneos e, por último, nos órgãos internos.
Tuina – Massagem terapêutica chinesa
Método que usa técnicas manuais para fazer mover o Qi e o sangue , para eliminar agentes patogénicos externos, para reenergizar o corpo e a mente , libertando bloqueios e aliviando dores.
Terapia pelo Fogo
Um método da Medicina Doista que utiliza o calor do fogo para potenciar a absorção de óleos medicinais , para aquecer os meridianos, promover a circulação, tonificar o organismo, eliminar frio e humidade e aliviar dores de todo o tipo de lesões traumáticas.
Fitoterapia
Uso de plantas medicinais de acordo com a MTC.
Nutrição funcional segundo a MTC e adequada ao diagnóstico individual:
Aconselhamento dietético baseado no diagnóstico e de acordo com as necessidades do paciente, usando os princípios da dietética tradicional chinesa, macrobiótica, alimentação saudável usando local, sazonal e o menos processado possível. A importância de ter prazer e ser-se flexível no que respeita à alimentação saudável.
Exercícios terapêuticos na MTC
Qigong
Tal como a Medicina Tradicional Chinesa, remonta há mais de 5.000 anos a prática chinesa de alinhar o exercício com a respiração, o movimento e a consciência, assim como a prática terapêutica e o treino das artes marciais.
Através do Qigong começamos a tomar consciência da relação entre a nossa consciência e o Qi que nos dá a forma física e nos anima. Através do movimento consciente e preciso, movemos o Qi através dos canais do nosso corpo (frequentemente apelidados de meridianos de acupuntura ou Jing Luo), incentivando um fluxo mais livre e fluido desta energia através de nós.
A prática de Qigong faz parte da minha rotina diária e dos planos de tratamento que proponho aos meus pacientes, tanto para restaurar o equilíbrio como para prevenir doenças.
Taichi (Taijiquan)
O Taichi, sendo considerado uma arte marcial, a sua prática é constituída por exercícios fluidos e lentos, que em contexto marcial têm aplicação para auto-defesa. Pratica-se Qigong e Taichi em qualquer idade para equilibrar o corpo, a mente e as emoções, afim de promover, manter e restaurar a saúde.
- Aulas de Qigong e Taichi
- Retiros